quarta-feira, 5 de agosto de 2009

107 magistrados brasileiros estão na mira da corregedoria

Pelo menos 107 magistrados brasileiros estão na mira da corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por indícios da prática das mais variadas irregularidades, desde lentidão em julgamentos até a venda de sentenças, informa reportagem de Felipe Seligman, publicada nesta terça-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

No Brasil há cerca de 15 mil magistrados. Segundo a reportagem, quase a totalidade dos casos começou a ser investigada a partir de setembro do ano passado, quando o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Gilson Dipp assumiu a corregedoria. Antes disso, durante as gestões de César Asfor Rocha e de Pádua Ribeiro, existiam apenas sete sindicâncias. Hoje, são 107.

A Folha informa que essas investigações são fruto de 1.100 reclamações contra juízes, que chegaram ao CNJ no último ano, além das inspeções que o conselho promove desde o final do ano passado nas sedes dos tribunais. O histórico de punições do órgão, no entanto, é tímido. Apenas cinco magistrados tiveram punições definitivas proferidas pelo conselho.

Leia a coluna completa na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u604592.shtml

Nenhum comentário: